20 Anos

Sr. Presidente, da Câmara Municipal – Dr. Emídio Sousa,
Sr. Vereador do Pelouro da Ação Social – Vítor Marques,
Sr. Presidente, da União Freguesias – Fernando Leão,
Administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga – Dr. Miguel Paiva e Enf. Sara Pereira,
Sr. Presidente, da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – Dr. Carlos Ribeiro,
Caros Amigos Voluntários,
Caros Associados,
Senhores Empresários,
Minhas senhoras e meus senhores,

Há muitos anos atrás, movia-nos o sonho…Hospital em Santa Maria da Feira. E como, quando o homem sonha, a obra nasce. Com muita persistência, esforço e dedicação o Hospital São Sebastião foi e é uma realidade. Já lá vão 20 anos e estaremos sempre gratos ao Presidente Alfredo Henriques, Dr. Guimarães dos Santos, Dr. Miguel Ferraz, Dr. Strecht Monteiro, Dr. Arnaldo, Dr. Armando Amorim, Eng. Brandão, Eng. Juvenal Campos, Sr. Rogério Portela e Sr. Joaquim Carneiro. Os grandes obreiros desta conquista. Para eles, uma sala de palmas!

Com o nascer do Hospital, nascia a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião. Com todas as dificuldades que qualquer projeto de início apresenta, foram-se vencendo os obstáculos e queria dar um agradecimento especial a todos os presidentes e diretores que fizeram da Liga uma realidade (Sr. Eduardo Cavaco, Sr. Enf. David Ferreira, Sr. Américo Ribeiro e Dr. Jorge Ribeiro). A Liga dos Amigos é hoje uma realidade que, enquanto presidente, me deixa feliz e cheio de entusiasmo para continuar a lutar … a lutar por uma melhor qualidade no atendimento ao utente, nosso principal objetivo.
A Liga conta hoje, com uma equipa de cerca de 80 dedicados voluntários, distribuídos entre o nosso Hospital e o de S. João da Madeira, que disponibilizam cerca de 10.000 horas anuais ao utente internado.
Nesta atitude nobre, os nossos Voluntários dão o seu tempo em ambiente por vezes hostil, mas que nunca recusam. Para eles um bem-haja.

Nos últimos anos esta direção traçou diversos objetivos, que julgo, com muito trabalho, ter conquistado muitas etapas:
– Conseguimos concluir a remodelação de duas salas de espera de oncologia, criando melhor comodidade e ambiente humano;
– Promovemos e apoiamos a capelania, um serviço fundamental num hospital;
– Apoiamos os utentes de obstetrícia e pediatria com diverso material de apoio;
– Através da sinalização dos serviços sociais do hospital, suportamos muitas receitas de farmácia e empréstimo de equipamentos (cadeiras de rodas, camas articuladas entre outros) a utentes dos concelhos do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga;
– Concedemos periodicamente donativos em equipamento aos nossos parceiros, entidades e associações nomeadamente: Casa Ozanam, Casa dos Choupos, Irmãs Passionistas e Rosto Solidário;
– Apoiámos todas as jornadas anuais de medicina, de enfermagem e administrativas, promovidas pelos técnicos do Centro Hospitalar. A título de exemplo, estaremos presentes em 6 jornadas no mês de maio deste ano e nas jornadas de enfermagem no Hospital de S. Miguel em Oliveira de Azeméis;
– Promovemos várias ações de formação para os nossos voluntários e pretendemos este ano de 2019 sensibilizar os alunos das escolas secundárias de Santa Maria da Feira e de S. João da Madeira para o voluntariado em saúde;
– Por proposta e diálogo estabelecido entre a Liga dos Amigos e a Administração do Centro Hospitalar, aderimos ao projeto de “Hospitalização Domiciliária” e com apoio dos nossos amigos empresários, conseguimos reunir verbas para a aquisição de uma viatura doada ao Centro Hospitalar. Desta forma, o apoio efetivo da Liga dos Amigos chega às famílias na sua residência.

A Liga dos Amigos tem em atividade um site criado em novembro de 2018, aberto a todos os que procuram respostas para: novos voluntários, donativos, quota de associado, empréstimos de equipamento, formações e pedido de ajuda a utentes. É um site criado para que todos conheçam a Liga por dentro. 

Quero publicamente agradecer a toda Administração CHEDV pelo apoio dado à Liga dos Amigos na interação e integração dos Voluntários no ambiente Hospitalar  do São Sebastião e de S. João da Madeira. 

Por fim, gostaria de deixar uma mensagem que ficará para todos os voluntários e aqueles que nos seguem: 

 – Continuar a olhar para os utentes, trabalhar e fazer o bem…sem olhar a quem! 

Parabéns à Liga dos Amigos! E obrigado pela vossa presença.

(Discurso do Presidente da Liga dos Amigos do HSS, Prof. Manuel António Ferreira, no jantar comemorativo dos 20 anos)