AS NOSSAS AÇÕES VÃO MUITO ALÉM
DOS MUROS E CORREDORES

Slider

FORMAÇÃO DO VOLUNTÁRIO

A Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião promove permanentemente a formação dos seus voluntários, seja por atualização de informação ou na sua integração no serviço comunitário.

Para isso é fundamental que num ambiente com forte carga de stress e emoção, o voluntário esteja preparado para prestar um serviço de alto nível e qualidade aos utentes.

Esse trabalho é realizado constantemente pelo nosso quadro, liderado e coordenado pela psicóloga Dra. Vanessa Castro.
A instituição recorre, também, a profissionais convidados e a parceiros, como é o caso da Escola de Voluntariado Pista Mágica.

Gestão de conflitos

Formação inicial

Formação inicial

Slider

FORMAÇÃO INICIAL DE VOLUNTÁRIOS

A formação básica do voluntário é o passo mais importante do processo de preparação das pessoas para as tarefas que irão assumir.

Nesse momento o voluntário é preparado para atender e relacionar-se com pessoas, conhecer as dependências do Hospital, perceber como um utente demonstra as suas necessidades de informação ou movimentação dentro das instalações do Hospital.

Nas duas unidades da Liga, Hospital de São João da Madeira e Hospital de São Sebastião, a formação dos voluntários é assegurada pela Psicóloga da entidade e pela Coordenadora do Voluntariado.

COMO LIDAR COM A MORTE

Da mesma forma como se lidam com doenças graves ou não, os voluntários devem estar prontos para o fim de uma vida.

A Liga promove periodicamente uma palestra, que pode ser frequentada por voluntários e administradores, mostrando a importância de saber como lidar com a perda ou presenciá-la.

CONTROLO DE INFEÇÃO E VOLUNTARIADO EM SAÚDE

Devido ao trabalho em ambiente hospitalar é fundamental que os voluntários estejam preparados para uma imensa mudança de hábitos.

A formação de Controlo de Infeção e Voluntariado em Saúde ensina aos voluntários as melhores práticas para manter a higiene pessoal e ambiental, durante a sua circulação pelos corredores e quartos do Hospital e também na sua vida particular.

Também são abrangidos aspetos que permitirão uma melhor comunicação no voluntariado em saúde e, consequentemente, um melhor serviço prestado aos utentes do CHEDV.

PRÉMIO FÓRUM CIDADÃO

Em 2018, uma voluntária da Liga dos Amigos do HSS concorreu ao Prémio Fórum Cidadão, com um projeto que beneficiou a LAHSS, no sentido de financiar ações de formação para os seus voluntários, bem como sessões de sensibilização para o voluntariado em saúde junto de jovens de várias escolas do concelho.

Esta iniciativa teve como parceira a Escola de Voluntariado Pista Mágica. O prémio atribuído foi de 1500€.