Formações

Comunicação interpessoal no voluntariado em saúde com utentes em fase terminal

No passado dia 9 de março decorreu no auditório do HSS a primeira formação financiada pelo prémio Fórum Cidadão atribuído à LAHSS. Teve como dinamizadora a Enfermeira Margarida Alvarenga que transmitiu a todos os presentes a sua experiência profissional e pessoal no que toca à Comunicação interpessoal no voluntariado em saúde com utentes em fase terminal.

Formação Inicial de Voluntários - 3ª ed.

No dia 15 de novembro de 2018 demos as boas vindas aos novos voluntários das Unidades de Santa Maria da Feira e São João da Madeira. Para tal, decorreu na sala de formação do HSS a Formação Inicial de Voluntários dinamizada pela Psicóloga da Liga, Vanessa Castro. Contamos ainda com a presença da Coordenadora do Voluntariado, Virgínia Cavaco, e com uma responsável do voluntariado de São João da Madeira, Maria do Céu Pinho. Foi uma tarde proveitosa, na qual pudemos colocar em prática alguns conhecimentos adquiridos.

Formação Inicial de Voluntários - Unidade de São João da Madeira

No passado dia 19 de junho de 2018, a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião abraçou um novo desafio – integrar na sua equipa de voluntários o voluntariado da Unidade de São João da Madeira. Um dos papéis mais significativos desta instituição de solidariedade social prende-se na colaboração incondicional com o voluntariado, no sentido de promover um acolhimento, encaminhamento e acompanhamento mais humano dos utentes do CHEDV e seus familiares. Tal só é possível com um grupo de voluntários que se entrega de alma e coração ao outro, distribuindo sorrisos e afetos, transmitindo aos doentes que não estão sós. É caso para dizer que “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery). Assim são os voluntários do Hospital de São João da Madeira, à semelhança dos do Hospital São Sebastião. 

O Dr. Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, juntamente com o Presidente da LAHSS – Manuel António Ferreira, Coordenadora do Voluntariado – Virgínia Cavaco e os Enfermeiros Ana Pinho (chefe do internamento) e José Augusto (chefe das consultas externas e urgências) deram as boas vindas ao grupo de voluntários, realçando a importância de cada um deles na humanização dos serviços de saúde.

Formação Contínua de Voluntários - Gestão de Conflitos

No passado dia 5 de Maio decorreu no Hospital São Sebastião uma Formação para os Voluntários da Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião, cujo tema foi “Gestão de Conflitos”. Tivemos o privilégio de contar também com a presença de voluntários do Hospital de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis.

A formação foi conduzida por Sónia Fernandes:

“Fundadora e Presidente da Pista Mágica – Escola de Voluntariado. Empreendedora social, é licenciada em Antropologia e mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento. Desenvolveu trabalho e competências de voluntariado internacional em países como EUA, Moçambique, Timor-Leste e Togo, para além do trabalho de voluntariado desenvolvido a nível nacional desde os 14 anos. Trabalhou com ONGs, as Nações Unidas e a União Europeia. Como formadora e docente, já chegou a milhares de voluntários, dezenas de estudantes e profissionais. Publicou vários manuais e três livros: Sobreviver em Missão (2009), Diário de Maio Luz. Pensamentos em Missão (2010) e Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar (2011).”

Formação Inicial de Voluntários

No dia 21 de abril de 2018 decorreu no auditório do Hospital São Sebastião uma Formação Inicial para Voluntários em Contexto Hospitalar. Este será o primeiro grupo de voluntários a ser integrado em 2018 no serviço de voluntariado da LAHSS. Sejam bem vindos a esta família!

Controlo de Infeção e Voluntariado em Saúde

No dia 22 de novembro de 2017 realizou-se mais uma formação para os voluntários da LAHSS. Num primeiro momento, a enfermeira Salete apresentou-nos cuidados que devemos ter para evitarmos as infeções, nomeadamente termos uma boa higiene das mãos. Posteriormente, a Psicóloga da Liga, Vanessa Castro, interveio no sentido de relembrar aspetos que permitirão uma melhor comunicação no voluntariado em saúde e, consequentemente, um melhor serviço prestado aos utentes do CHEDV.

Como lidar com a morte

A Liga dos Amigos do Hospital de Ovar promoveu, no dia 9 de novembro de 2017, uma formação intitulada “Como lidar com a morte”, no Hospital Dr. Francisco Zagalo. Nesta formação, dinamizada pelo Padre João Pedro Cardoso, também mestre em Psicologia, estiveram presentes alguns voluntários responsáveis, a Coordenadora do Voluntariado e a Psicóloga da LAHSS.

“O luto faz parte da vida. E quer queiramos, quer não, teremos de adquirir competências para lidar com a perda.”

Formação Contínua de Voluntariado - Pista Mágica

No dia 29 de junho de 2017, a LAHSS iniciou a parceria com a Escola de Voluntariado Pista Mágica, no âmbito do seu programa anual de formação de voluntários. Neste sentido, tivemos o privilégio de contar com a Dra. Sónia Fernandes (fundadora da escola) em mais uma ação de formação para os nossos voluntário. Pudemos também contar com a visita do Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Dr. Miguel Paiva.

Conferência Voluntariado e Cooperação para o Desenvolvimento

No dia 21 de junho de 2017, alguns membros da Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião, estiveram presentes na Conferência “Voluntariado e Cooperação para o Desenvolvimento”, promovida pela Escola de Voluntariado Pista Mágica, no âmbito do projeto europeu Evolvet. Esta conferência decorreu no Centro Cultural de Rio Tinto.

Formação de Voluntários - Perfil do Voluntário

No dia 13 de junho de 2017, a Psicóloga da LAHSS, Dra. Vanessa Castro, dinamizou uma formação integrada no programa de formação de voluntários da Liga. Para um bom desempenho do serviço de voluntariado, particularmente em contexto hospitalar, é necessário saber identificar as principais características de um voluntário, bem como, resolver problemas reais do dia-a-dia a que estão expostos.